19 de junho de 2008

Perdendo O Contato (E A Noção)

Oficialmente, o São João de Arcoverde começa hoje. Zé Ramalho, ou melhor, o seu cadáver, fará o show de abertura.

Impressionante o quanto centenas, talvez milhares de turistas ainda afloram a esta cidade atraídos por um mito espalhado pelo Cordel do Fogo Encantado. Imagino a decepção de diversos pastiches neohippies que afloram a esta cidade e vão bater os bairros mais pobres da cidade, na ilusão de encontrar camponeses chapando coco nas ruas, com direito a sandálias de couro, roupas de chita e chapéus de palha. Uma espécie de celebração armorial da colheita e da fertilidade, as fogueiras de Beltane sendo descritas por Ariano Suassuna.

Não.

O que eles encontram são pessoas razoavelmente normais, cheias de problemas, causando barracos e se amando como qualquer um em qualquer bairro de periferia. Ao invés de roupas de chita e chapéus de palha, um abadá de micareta e um boné onde se lê "Auto Peças Roda 4". Ao invés de doses saudáveis de cachaça de cabeça com legítimo mel de abelha aripuá, a industrializada Pitú (vendida em lata) é bebida até o coma alcoólico. Ao invés do coco chapado e cadenciado, o heavy metal cearense que insistem em chamar de forró (quando não "Os Ninjas do Arrocha"). Ao invés da celebração da colheita, uma desculpa para arranjar sexo fácil.

Para desespero dos armoriais, não se fazem mais pobres como antigamente. Ou então os mesmos acompanharam as mudanças do tempo e deixaram os nossos visitantes para trás.

Nenhum comentário: