4 de março de 2009

Impressões Ao Ouvir - Quinteto Armorial

O Quinteto Armorial foi um projeto de música erudita que iniciou-se a partir da provocação de Ariano Suassuna. O escritor paraibano tinha como objetivo criar um padrão de música erudita com raízes populares nordestinas, e para tanto contou com o apoio de músicos da região (incluso aqui Antônio Nóbrega, que fez parte do grupo), e até mesmo políticos ligados ao estado de Pernambuco e à prefeitura do Recife. Ficou ativo por cerca de 10 anos.

Eu baixei um disco deles, mas não sei em qual ordem está, pois não tive acesso à discografia. Chama-se "Do Romance Ao Galope Nordestino". Nota-se claramente a visão de Nordeste de Ariano Suassuna, onde é perceptível a contribuição indígena e negra, mas principalmente ibérica e medieval, contendo elementos célticos, latinos, judaicos e mouriscos.

E é simplesmente lindo.

Há duas músicas, chamadas "Romance da Bela Infanta" e "Romance da Minervina", que são de vir lágrimas aos olhos. Eu tive a oportunidade de ver algumas das músicas do álbum completo quando Suassuna veio com sua aula teatral itinerante a Arcoverde, e minha reação foi a mesma. Eu me senti particularmente identificado com as músicas em geral. É como se eu visse ali algo de bom relativo à minha formação cultural e filosófica. Existem elementos religiosos, mas eu prefiro ver pelo lado bom da religiosidade nordestina - e sim, ele existe, e pode operar milagres de verdade caso bem orientado.

Nenhum comentário: