7 de março de 2008

Hora do Combate




























Amanhã eu embarco pra Recife, pra fazer a bendita prova do Inst. Rio Branco. Este ano é pra valer, e eu acredito que minha postura em relação ao teste deve ter um pouco mais de empáfia e coragem.

A haka é uma dança tradicional dos maoris neozelandeses, normalmente associada a cantos de guerra, mas também utilizada em boas vindas amigáveis (!) por exemplo. É marcada por seus gritos assustadores e movimentos ameaçadores das mãos, bem como pela expressão raivosa de quem a executa.

Esta, transcrita abaixo e com uma tradução livre para o português, é a "Ka Mate", a tradicional do time de rugby da Nova Zelândia, seguramente um dos melhores do mundo. É de praxe neste esporte, ao enfrentar os All Blacks, que se ouça atentamente e com coragem à música antes de cada jogo. Quem ignorou até hoje nunca conseguiu vencer um jogo contra eles.

Ka mate, ka mate,
Ka ora, ka ora,
Ka mate, ka mate,
Ka ora, ka ora!

Tenei te tangata puhuruhuru
Nana i tiki mai whakawhiti te ra!
Upane... Upane
Upane kaupane
Whiti te ra!!!

Tradução:

É a morte, é a morte,
É a vida, é a vida,
É a morte, é a morte,
É a vida, é a vida,

Eis o homem cabeludo
Que fez com que o sol nascesse de novo para mim!
Acima das escadas, acima das escadas
Lá em cima
O sol brilha de novo!

* * *

Vídeos do time executando a dança podem ser executados no Youtube. Aliás, eu queria encontrar uma foto de um movimento deles que parece que estão "dando uma banana", mas não encontrei. Infelizmente.

Nenhum comentário: