23 de janeiro de 2008

Por Ela, Tudo Está Permeado

Um post recente do Rafael Galvão faz referência a uma listagem de filmes que ele considera ser os maiores já feitos, e isso aconteceu já por causa de um post do Luiz Biajoni. Na hora, eu também fiquei com vontade de dar minha opinião, a exemplo do que ocorrera de outra feita por conta de um post sobre animes da senhorita Melissa Panarello. Mas eu tive outra idéia, pensando melhor. E sobre o assunto.

A criação dos blogs, por si só, não significou exatamente muita coisa. Na minha opinião, um blog é simplesmente um antigo diário (ou log, no termo em inglês) em mídia nova. Ou seja, mais do mesmo, guardadas as devidas proporções. Dostoyevski continua a ser Dostoyevski mesmo se estiver em .pdf, e os articulistas da Veja continuam sendo ruins mesmo postando em um blog. Provavelmente isso é mais grave do que se decidissem continuar escrevendo apenas no papel.

Mas a blogoseira é algo diferente. Aqui, estamos tratando de um monte de meios de comunicação de caráter pessoal, em um maior ou menor nível, que volta e meia acabam por provocar uma reação em cadeia de postagens em seus pares. Às vezes tal fenômeno é provocado (uma "associação" de blogs combinam de fazer a tal postagem temática), às vezes é completamente espontâneo.

Em Comunicação, quando mídias começam a pautar suas notícias de acordo com as publicações ou difusões de outros semelhantes, isso se chama agenda setting, ou definição de agenda. Significa que, ainda que exista uma certa independência entre os meios, há uma busca por noticiar aquilo que a "concorrência" também está noticiando com o intuito de "não ficar pra trás" na atualização dos fatos correntes. E atualização, no universo considerado, significa lucros consideráveis.

É certo que, como dizia um professor meu da época da faculdade, blog não é jornalismo, eu não tenho compromisso nenhum com a atualidade dos fatos (e muitos de meus pares também não) e muito menos ganho para escrever ou me manter atualizado - o que ajuda a explicar a recente falta de atualizações diárias. Mas não deixa de ser interessante perceber como determinadas teorias aplicáveis à mass media também podem ser aplicados a um meio tão pequeno e íntimo quanto um blog.

Ou não tão pequeno e íntimo assim quanto a blogosfera.

Nenhum comentário: