14 de janeiro de 2008

Virtude, Ou Não

Eu não peguei o gabarito deste último concurso que fiz, muito mais por uma questão de não ligar muito para o resultado. O que realmente vai decidir a minha vida vai rolar em março, e a inscrição já foi feita. Mas de qualquer jeito não pude deixar de ficar assustado com uma coisa.

Havia uma questão simples, de Economia, o que me deixou surpreso de encontrar em uma prova específica de Comunicação Social. Era realmente simples, tratava dos efeitos de um aumento de demanda sobre um produto agrícola de oferta inelástica em um determinado mercado. Era uma barbada - eu já mencionei que era ridícula - na qual obviamente o preço do produto iria subir horrores.

Mas aí me bateu uma coisa na cabeça. Ora, com uma curva de oferta tão inclinada negativamente como é o caso das inelásticas, então derivando a curva da demanda para a direita, a tendência é que o ponto de equilíbrio de mercado se desloque para baixo nos preços, não é verdade? Então eu marquei todo alegrinho e com ar professoral essa alternativa.

Huh, só que eu troquei as bolas e esqueci que a curva que é inclinada negativamente é a da demanda, não a da oferta.

"Gênio".

Nenhum comentário: