2 de janeiro de 2008

Reabrindo O Negócio

Voltei.

Natal e Ano Novo bem normais. Felicidade por ter revisto alguns parentes meus que eu não via já há algum tempo. Mas de resto normal.

Eu queria falar sobre isso aqui:



É um vídeo de uma musiquinha escrota que um programa inglês fez sobre o Aiatolá Khomeini. Trata-se do "Not The Nine O'Clock News", um programa de comédia da BBC que ficou no ar entre 1979 e 1982. Foi um programa revolucionário na época pelo fato de, apesar de manter a estrutura de sketches com um elenco fixo (Rowan Atkinson, Pamela Stephenson, Mel Smith e Griff Rhys Jones), já consagrada pelo Monty Python, abria a possibilidade de qualquer roteirista de comédia da Inglaterra enviar seu roteiro para a produção e ter seu sketch encenado. Normalmente, era coisa de poucos segundos a poucos minutos, em um programa de meia hora.

As piadas até hoje se mantêm hilárias, especialmente quando consideramos as ácidas tiradas políticas com os eventos da época. Ninguém escapava, de Khomeini (como descrito acima) a Margareth Thatcher e a cara-de-pau dos Tories dominantes na Inglaterra de então. Além disso, havia um ótimo humor nonsense e cotidiano, como o sujeito que é sacaneado ao tentar comprar um gramofone (na verdade, uma vitrola) ou então uma linha de montagem da finada British Leyland onde todos os trabalhadores se chamavam Bob. Um monte desses videozinhos podem ser encontrados no Youtube. Aqui no Brasil, os programas eram exibidos pelo Euro Channel.

Sem falar que eu estou viciado na melodia e na voz da cantora do vídeo acima. :P

Nenhum comentário: