15 de janeiro de 2009

Corre, Que O Melaço Vem Aí!

A historiografia está repleta de eventos bizarros e não usuais, como por exemplo o "Grande Fedor de Londres" no século XIX e a Guerra do Futebol em meados do século XX, entre Honduras e El Salvador. Mas acho que dessa vez achei algo que superou o meu conceito de bizarrice.

O Desastre de Melaço de Boston, ocorrido em 1919, matou 21 pessoas e feriu outras 150 quando um enorme tanque daquilo que aqui em Pernambuco nos convencionamos a chamar de "mel de engenho" estourou e alagou pela cintura diversos quarteirões próximos ao porto da cidade.

O mel de engenho estava lá para ser posteriormente destilado com o objetivo de produzir rum e álcool etílico para posterior adição a bebidas alcoólicas. Ao que parece, o tanque foi preenchido em excesso e fermentou, produzindo dióxido de carbono que estourou a estrutura do tanque, que não era das melhores.

Um jornalista da época faz uma descrição horrenda da situação, embora eu não tenha deixado de achar um tanto inusitada: segundo ele, os cavalos das ruas morreram presos à substância pegajosa, e ressaltou que quanto mais se mexiam, mais "ficavam presos como moscas em papel pega-moscas". As pessoas, idem.

Há quem diga que, até hoje, em dias muito quentes, o local fica cheirando ao cheiro doce do melaço...

Nenhum comentário: