14 de dezembro de 2007

Metapost

Eu estava com a maior preguiça do mundo de fazer um post. Fiquei matando o tempo lendo outros blogs, uns que estão aí ao lado, outros não. E me dei conta de uma coisa: a grande maioria está desatualizada, ou então fizeram o que eu fiz ontem (e que em certa medida estou fazendo hoje): inventa alguma coisa para encher espaço e ocupar uma marca na lista de meses de histórico.

Blogar é uma atividade extremamente cansativa. Não parece, mas é. Para seu blog ser interessante, é necessário tirar um coelho da cartola todos os dias, pelo menos para aqueles que se dispõem a fazer algo com atualização quase que em tempo real. E por coelho da cartola entenda-se uma coisa engraçada, uma sacadinha de gênio que fazem as pessoas rirem e voltarem mais vezes à sua caixa de comentários.

Haja cérebro. É preciso ter um ótimo senso para produzir algo realmente bom, que prenda a atenção. Senão, acaba virando uma clara prova de que você não tem nenhuma simpatia pelos servidores de hospedagem e o enche de linhas inúteis processadas nas trocentas linguagens de programação de páginas para internet.

Existem, obviamente, as exceções. O blog do Reinaldo Azevedo, por exemplo (cujo link eu me recuso a colocar por aqui). É uma porcaria de marca maior, ainda mais depois que o dito cujo foi respirar os "ares" da revista Óia (ou em matutês de matiz pernambucano, "'pia!"). No entanto, recebe uma porrada de acessos dos leitores da referida revista, que infelizmente ainda são maioria e que encontram eco em um número cada vez mais crescente de brasileiros. Sem falar, claro, no Hermê, que amiúde entra lá para pescar algo para sua principal fonte de posts engraçados.

Mas de resto? Um colega meu passou uma vez meses sem entrar no blog. Mas quando voltou, voltou com chave de ouro. Muito provavelmente esse aí não precisou fazer muito esforço para garantir sua platéia - num bom sentido, claro.

Nenhum comentário: