27 de fevereiro de 2008

Coisa De Doido

Hoje foi minha primeira aula prática de direção "na vera", ou seja, dirigindo no trânsito propriamente dito.

A conclusão a que eu cheguei é que, de fato, trânsito é uma coisa de louco. Especialmente quando a gente começa a pensar como motorista.

É uma condição dual: por outro lado, você fica com raiva dos ciclistas que não circulam onde deveriam, ou seja, no acostamento e no sentido inverso ao dos carros. A todo o tempo se tem a impressão de que . Por outro lado, você morre de medo dos caminhões e ônibus que circulam "senhores da estrada" próximos ao seu carro, ainda mais quando eles estão próximos a entrar na sua faixa vindos de outra rua, e isso praticamente "chutados".

Agora é possível entender porque o trânsito é uma fonte tão grande de stress: eu estou com os ombros duros, os braços e pescoço doloridos, uma sensação estranha de aperto no coração. Isso considerando que Arcoverde é uma cidadezinha de uns 70 mil habitantes. Mas talvez seja também por isso que a quantidade de perigos reais seja maior: as pessoas atravessam a rua fora das faixas de trânsito, não existem faixas suficientes, carroças e charretes andam em grande quantidade, a sinalização da via e dos carros é deficiente, buracos e acostamento em desnível são abundantes...

Se passar no Rio Branco, dirigir nos eixões perto disso deve ser fichinha.

Um comentário:

hermenauta disse...

Tá certo, tá certo...

Mas imagina o stress dos pedestres... :)