20 de julho de 2009

Ideias Florescentes

Para fins de concurso (sempre eles, sempre eles!), eu comecei a estudar programação básica. Fiquei negativamente impressionado com a quantidade de tópicos de Ciência e Engenharia da Computação existentes na prova de informática do concurso para técnico da Receita Federal do ano 2000. E isso porque era a prova aberta para qualquer curso, não a específica pra TI.

Mas ao dar a primeira folheada no livro, um velho projeto me veio à mente. Atualmente, os simuladores de governo e geopolítica existentes no mercado de jogos são terríveis no que diz respeito ao principal - simular uma relação no sistema político internacional. Concentram-se mais nos gráficos (que nem sempre são tão bons assim) e nos aspectos bélicos que necessariamente no estabelecimento de alianças, tratados comerciais e aquisições externas para o Estado.

Então, pensei, por que não iniciar um projeto pessoal nesse sentido, sem grandes pretensões? Certo que a base de dados e os eventos desse jogo, bem como o raciocínio da inteligência artificial, nesses casos, não deve ser bolinho de se fazer. Mas eu me sentiria livre pra deixar pra lá uma interface gráfica que consumiria muito trabalho, mas que no final das contas não iria servir pra grandes coisas (a não ser deixar o negócio muito pesado de rodar).

Necessito de uma sugestão, no entanto, embora muita gente vá dizer que eu estou colocando o carro na frente dos bois: que linguagens usar? Fico com medo de me deparar com páginas e mais páginas de código a editar e compilar. Queria algo simples, mas em uma linguagem de alto nível, já que não tenho paciência de ficar digitando longos códigos crípticos em C, COBOL e similares... Sem falar que eu planejo dedicar, no máximo, meia hora de meu dia pra tal fim.

Alguém tem alguma sugestão?

4 comentários:

Rafael disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafael disse...

Victor, cara...

Bem... Te digo logo que vai ser um trabalhão! Te aconselho a pegar um tópico mais simples. Algo como um sistema de gerenciamento de vendas. Digo mais: podia ser algo online, assim você de quebra via conceitos de web para sua prova.

Se você se empolgar mais com a idéia do jogo, vá em frente cara. Afinal, se você não gastar mais que meia hora por dia, mesmo que tudo seja um desastre, não vai ter perdido lá este tempo todo.

Quanto a linguagem, te recomendo Python. Me parece ser uma boa linguagem pra quem está aprendendo. E deve facilitar a sua vida em alguns pontos.

Victor disse...

grande rafa! cara, como eu disse, eu não tenho pretensão nenhuma de fazer algo bonitão. na verdade, eu pretendo terminar primeiro o(s) livro(s) que eu estou lendo por aqui pra poder tentar qualquer coisa mais a sério - e olha que eu estou com uns 4 aqui pra ler! é algo a longo prazo mesmo. eu encaro como se estivesse aprendendo caligrafia árabe. :P

falando nisso, a linguagem que eles sugerem no livro de introdução que eu tenho aqui é o basic, em 2 "dialetos": liberty e (caso queira algo open source) just basic.

Rafael disse...

Cara... Eu não ia querer ver nada de BASIC hoje em dia... Mas, se for o que mais cai em concursos, pode valer a pena.

Eu te recomendei o Python porque, além de ser uma linguagem legal para iniciantes, é poderosa também para o uso "de verdade".

Além disto, por considerar o senhor um polímata, ia te recomendar juntar o aprendizado de Python com o Django (www.djangoproject.com)... Vai que algum dia o senhor quer tratar de algo relacionado diretamente ao jornalismo ou resolve se divertir com webdesign...

Bem... Resumindo, fique com o BASIC se for o que mais cai em concursos. Se você não for obrigado a aprender BASIC, te recomendo o Python.