22 de agosto de 2009

Desenhando 2010

Houve um congresso do P-SOL em SP essa semana. Aparentemente, diversas tendências internas do partido estão querendo lançar o nome de Plínio de Arruda Sampaio, importante quadro do partido mas pouco conhecido do público, à candidatura à Presidência em 2010.

Eu vejo isso com bons olhos, do ponto de vista estritamente político. Isso porque:

- Plínio é um radical responsável, no que diz respeito à condução do Brasil, mas de uma forma geral tem boas ideias e representa o que as propostas do PT representaram nos idos da década de 80 e 90. Nesse ponto ele representa uma quebra substancial com a escolha tradicional de HH, que parece estar mais preocupada em vingar-se do PT e de Lula do que qualquer outra coisa (2006 não bastou!), caracterizando aquilo que se convencionou chamar de "udenismo de esquerda";

- Apesar de fazer essa crítica a HH, eu imagino o potencial dela como candidata ao governo de Alagoas. Ela teria votos suficientes em Maceió para levar a disputa para, ao menos, o segundo turno no Estado, e ainda ao menos, forçar a coronelada de lá a abrir o olho. E se vencer, acho que vai ser uma das maiores vitórias já conseguidas pela esquerda neste país.

Eu consideraria votar em Plínio, dependendo da configuração de forças políticas a aparecerem daqui para o próximo pleito presidencial. Mas diferentemente de 2006, estou apenas externando uma opinião pessoal, e não fazendo explicitamente campanha.

* * *

UPDATE: Quem é H. W.?

Nenhum comentário: