7 de agosto de 2007

Publicitários e Suas Agruras

Segundo Luís Fernando Veríssimo, quando um publicitário consegue fazer uma campanha que estabelece padrões na sua área, em todo o mundo, e vira referência da cultura de massa, ele não consegue fazer mais nada. Passa os dias com um sorriso bobo no rosto, um olhar aparentemente ausente e balbuciando o slogan que criou.

Vai saber. O fato é que, na ânsia de chegar a esta espécie de nirvana da indústria cultural, muitos destes (ahem) profissionais da Comunicação Social acabam produzindo as famosas "pérolas" da área. De uma maneira, digamos, análoga ao que acontece com títulos "maravilhosos" do jornalismo ("Anão vestido de palhaço mata oito na Croácia" é um deles), existem campanhas que fariam melhor em permanecer nas mentes doentias dos seus criadores. Tá, como se a mente de um publicitário já não fosse doentia o suficiente...

O site Desencannes (lógico, uma piadinha pronta como essa só poderia ser fruto da mente de um publicitário) é o principal acervo brasileiro das cag... quer dizer, "pérolas" da publicidade. Editaram recentemente um livro. Fato é que me garantiu umas boas risadas com a "criatividade" destes indivíduos, fruto de muitas piadas por parte de outras habilitações da Comunicação Social ("Seus vendidos!" etc.).

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