3 de agosto de 2007

Rezando pra Franco, Parte II

Juiz arquiva queixa de Richarlyson e diz que futebol é "viril"

A queixa apresentada pelo volante são-paulino Richarlyson contra o diretor administrativo do Palmeiras, José Cyrillo Jr., que insinuou que o atleta é homossexual, foi arquivada pelo juiz Manoel Maximiano Junqueira Filho, segundo reportagem da Folha Online nesta sexta-feira. (...)

No documento em que relaciona os motivos para o arquivamento do caso, Junqueira Filho classifica o futebol como "jogo viril, varonil, não homossexual" e sugere que um atleta gay deve abandonar a carreira ou montar um novo time e criar uma federação própria para continuar atuando.

Aqui, com íntegra da decisão judicial aqui.

* * *

Ora, vejam só. No futebol são famosas as histórias de jogadores gays, alguns até mesmo ídolos de torcidas. Mas esse provavelmente é o primeiro caso de juiz que sai do armário em decisão de primeira instância. Onde esse mundo vai parar, hein?

* * *

O juiz argumentou que o futebol é um esporte "viril, varonil". Só se esqueceu de lembrar que, nos EUA, o futebol feminino é mil vezes mais forte que o masculino. Falando nisso, jogadores mais "viris e varonis" por lá costumam ir para o futebol americano, o basquete, o beisebol, o hóquei, restando para os sissies por excelência, o nobre esporte bretão.

* * *

São Paulo está na vanguarda do país em relação a muitos aspectos, trilhando, eu diria, o mesmo caminho de muitos países europeus. Os movimentos e greves trabalhistas organizadas, por lá, começaram bem antes do resto do Brasil.

Parece que o fascismo também vai chegar antes.

Nenhum comentário: