30 de agosto de 2007

Exposição Patrocinada























Mayra Dias Gomes, filha do finado escritor normalmente conhecido pelo sobrenome, lançou-se ao mercado editorial com romance que fala de sua vida desde a morte do pai, em 1999, quando tinha 11 anos, até os dias de hoje. Nesse entrevero, a moça experimentou uma vida digna da frase de efeito "sexo, drogas e rock'n'roll" e traduziu tudo em páginas impressas.

Está na cara que o sobrenome famoso ajudou e muito na hora de arranjar um editor disposto a bancar a idéia de publicação, embora seu nome também tenha sido alavancado pelo ensaio que fez para a revista VIP (Duvida? Então dá uma sacada, cara pálida). Mas Mayra também foi ajudada pelo fenômeno dos romances de alcova, muito populares na Europa já há algum tempo, mas que só ficaram mais conhecidos por estas paragens depois de Bruna Surfistinha. A questão é que tudo indica que, como Raquel/Bruna, a moça não vai passar de um livro de contos eróticos e um ensaio valorizando seus aspectos físicos. Vá lá, ela tem, mas não é o tipo de coisa que impressiona mais, especialmente depois disso. Ou dela, acima retratada.

Ok, Melissa P. (Panarello, já que a criatura é da minha idade e não precisa mais omitir o sobrenome) ficou extremamente batida depois das "100 Escovadas..." e do livro mais recente dela, "O Odor de Sua Respiração" (tradução livre). Ela fez o que se esperava depois de lançar uma história escabrosa a público, mostrando coragem. Um pouco de voyerismo às avessas, mas vá lá. Mas ela foi adiante e escreveu "Em Nome do Amor". Para usar uma figura de linguagem, Melissa pegou um Alfasud desmontado e enferrujado, colocou de alguma forma dentro de uma luva de couro, e meteu na cara de Camilo Ruini, cardeal que disputava o papado de perto com Ratzinger. Ruini aparentemente é conhecido por fazer ingerências na política e, pasme, na moral privada do povo italiano. Acho que são saudades da época em que a Igreja tinha seus feudos.

Não é só isso. Melissa também é militante política. Em seus 13 anos, Melissa era conhecido por uma alcunha semelhante a "Louca Vermelha", ou algo assim, por militar em um partido comunista na época de colégio. Acho que na época eu pensava em no máximo ameaças veladas às irmãs lá do Imaculada Conceição de fazer um grêmio estudantil ou publicar um jornal clandestino. Hoje em dia ela é ligada a um dos partidos que fazem parte do atual governo italiano, acho que a Rifondazione ou os Democratici di Sinistra. Além disso, ela mantinha um blog ótimo em sua página pessoal. Meu italiano é uma porcaria, mas normalmente quem sabe francês e junta com o português acaba compreendendo. E rindo um bocado. Mas o blog acabou, em parte por causa do medo dela de ficar sendo observada pela CIA. Vai entender.

* * *

P.S.: Eu achava que ela tinha terminado de vez o blog, mas não! Felizmente, tia Melissa somente mudou de bandeira e agora está na Wordpress. Quem for corajoso de ler em italiano, dê uma passada lá.

Um comentário:

Stuart (Marcelo) disse...

E aí Victor? tudo bom?? Oia! Te indiquei no Blog Day. vê no link

http://orabolasmasquediabos.blogspot.com/2007/08/blod-day.html

Bom final de semana, Buiquense!! \o/