16 de novembro de 2007

O Mundo E O Nerd

Pra terminar minha série de sites interessantes da semana, publico uma sugestão de um amigo meu - que, como vocês irão perceber, é estudante de algum curso de ciências exatas. Trata-se do xkcd, uma visão do mundo, em tirinhas, de acordo com o típico nerd de trocentas canetas no bolso da camisa, livros de cálculo debaixo do braço e capacidade para dizer uma frase em diversas linguagens - de computador.

Ou seja, nerd roots. Sem essa coisa "cúl" que chegou com o advento do Weezer, do Arcade Fire, de Matrix e de Kill Bill. Sem essa coisa de nerd inserido na cultura de massa com conjunto esportivo Adidas. Sem essa coisa de nerd saindo pra balada. Sem essa coisa de nerd com namorada (sacrilégio dos sacrilégios: nerd com namorada). Esses, meus caros, abriram espaço para o movimento e para que você e eu pudéssemos sair inflando o peito e "saying it out loud, we're nerds and proud". Devemos a eles muito.

Mas voltando ao site: o autor das tiras explica de uma maneira muito bem humorada a visão de determinados fatos e impressões sobre o mundo de acordo com uma visão nerdística. Lá estão tudo, desde informática e matemática (óbvio) até coisas como música - no site tem um belíssimo elogio a Led Zeppelin e "Stairway to Heaven". Atenção especial para o post sobre a vida amorosa do dito cujo.

Mais recentemente, eles estão publicando uma série de tiras sobre o início do "copyleft" em tudo o que puder ser convertido em bits e bytes, o que inclui também a "blogosfera". O cara é realmente a favor do software livre, de tudo o que tenha distribuição livre afinal de contas, e por isso ganhou de cara a minha simpatia. Aliás, o próprio blog é feito de acordo com Creative Commons, ou seja, pode copiar, desde que se credite.

Um comentário:

Edson disse...

http://xkcd.com/162/

Esse aí é tão terno, tão doce, que me deixou comovido. Sabe aquelas coisas que vc pensa e fica a três palmos do chão?

Eu lembro das estudantes gatinhas de Física e Matemática (raras, mas que valiam a sua raridade) que eu conheci na época que era atendente da biblioteca do CCEN e fico imaginando se elas diriam isso pra mim. :)