Reproduzo aqui meu comentário na comunidade "Botequim Socialista", do Orkut, no thread "Acidente da TAM". Ele sintetiza tudo o que eu penso sobre o assunto. Desde já, meus pêsames às famílias, que não poderiam ter sido vítimas desse tour de force entre empresas aéreas e governo.
"Lembrem-se também do papel das próprias companhias aéreas, que contribuíram, ainda que indiretamente, para o acidente. Congonhas nunca poderia estar operando esse volume de vôos diariamente, por sua proximidade de áreas urbanas. No entanto, é mantido funcionando nesse ritmo por pressão das companhias aéreas que operam a ponte aérea, pelo fato de ser justamente o aeroporto mais próximo do centro paulista.
Para tanto, é necessária uma ação governamental fortíssima (e que já deveria ter sido feita antes), no sentido de:
1) Limitar o tamanho e o tipo de aviões operados em Congonhas (e, acredito eu, também no Santos Dumont, pelo fato de ter somente água depois das pistas) para modelos do tipo STOL, e com capacidade máxima para 70 passageiros;
2) Desencorajar a utilização de Congonhas como hub nacional, transferindo a responsabilidade para Guarulhos e até mesmo Viracopos;
3) Iniciar a construção de um terceiro aeroporto na capital paulista o quanto antes e em ritmo de urgência, destinado a acolher o tráfego internacional. A alternativa parece ser a mais inteligente, pela atual impossibilidade de se ampliar os atuais existentes (e transformar em algo do porte do JFK e Chicago-O'Hare) e foi aplicada com sucesso em cidades como Londres, Berlim e Moscou;
4) Favorecer a aviação regional e o estabelecimento de hubs internacionais em outras capitais do país, tais como Brasília e Belo Horizonte;
5) Oferecer outras alternativas de transporte de alta velocidade no eixo Rio-São Paulo, como os trens de alta velocidade."
A pedido de um conhecido de comunidade, incluo uma 6ª. diretriz: melhorar a infraestrutra de transporte dos aeroportos para o centro das cidades.
Sem mais.
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