31 de julho de 2007

Destino, Esse Irônico Incorrigível

Leiam a notícia e vejam se vocês não vão me dar razão: Está sendo filmado, na Tunísia, aquilo que parece ser uma produção para TV da BBC em parceria com uma produtora local (local deles, não nossa). Trata-se de um filme sobre a vida de Saddam Hussein, também conhecido pela alcunha de "açougueiro de Bagdá" e que teve uma morte no mínimo macabra nas mãos dos americanos - embora, claro, de ditador eu não tenha pena nenhuma.

Atentem para o elenco. O papel principal foi dado a um ator judeu israelense, e os papéis de suas esposas (duas) foram dados a uma atriz americana de origem iraniana e a uma... australiana, descendente de ingleses mesmo. Pra completar, em uma produção inglesa.

Se acompanharam meu raciocínio, são todos de países que não gostavam, exatamente, do véio al-Tikriti.

Tá, eu sei que é difícil falar em bias negativo em se tratando de Saddam - a folha corrida do sujeito fala por si só. Mas eu adoraria ver o resultado disso. E confio muito mais na independência da BBC que em qualquer outra coisa (ou governo que possa baixar por lá).

* * *

Dois diretores-gênios do cinema mundial partiram para o andar de cima quase que ao mesmo tempo. O que me faz pensar que a próximo tarefa do cinema de além-túmulo deve ser, no mínimo, grandiosa.

Mas essa notícia me faz pensar que outras mãos vão tomar as armas. Ou câmeras.

Nenhum comentário: