2 de outubro de 2007

Matou a Pau

O Radiohead (na minha pronúncia escocesa "cúl", Rrrrráidiohêd), segundo o Marcus Pessoa, do Velho do Farol, deu a maior rasteira que uma banda indie já deu na indústria fonográfica: a partir do dia 10 desse mês, qualquer pessoa pode baixar o disco novo deles, o In Rainbows, pelo valor que quiser, no site da banda ou do disco.

Atentem bem: o valor que quiser. Significa que, se você achar que o valor do disco dos caras é zero ou quiser baixar na faixa, pode digitar £0,00 no campo em branco e vão liberar o download para você. Ao mesmo tempo eles estão oferecendo uma edição de luxo por cerca de £40 em lojas e igualmente no site, mas você pode levar os arquivos de graça. Com a garantia de que tudo vai estar funcionando bem.

Particularmente, eu sempre achei que o artista devesse trabalhar fora das gravadoras. Eu me sinto pagando um atravessador que fica com a maior parte dos lucros de um trabalhador que rala pra caramba, e de quebra tem a obrigação de vender. A arte que vá para as cucuias. Mas a iniciativa do Radiohead é especial porque mostra que sim, existe vida após o mercado fonográfico. E ela pode ser tanto rentável para o artista quanto justa para com os consumidores.

Em tempo: Marcus Pessoa colocou a notícia no orkut, na comunidade "Botequim Socialista", sem creditar as fontes. Mas verificaram nos sites da banda e do álbum que eu postei acima, e a coisa é pra valer mesmo. Podem confiar. E eu baixaria, mas fico com vergonha de não dar ao menos uns dois tostões para ajudar a causa dos caras.

Nenhum comentário: