4 de outubro de 2007

A Arte da Fita no Futebol

Não é cassette, nem VHS, muito menos Betamax. A fita a qual me refiro aqui é a arte de exagerar um determinado feito, geralmente uma agressão física. O sujeito que cai sozinho depois de vislumbrar um zagueiro colocando uma perna à sua frente e fica lá, gritando de dor como se tivessem decepado os dois pés. Fazer isso é uma arte. A capacidade desses jogadores é análoga à de qualquer ator vencedor do Oscar. Ou até melhor.

Me lembrei de um Palmeiras x River Plate em uma Libertadores dessas, acho que foi 2000 ou 2001. O Palmeiras já havia perdido o primeiro jogo na Argentina e estava perdendo de novo lá no Parque Antarctica. No final do jogo, uns 43 minutos do 2o. tempo, um jogador palmeirense teve um atrito leve com um argentino na beira do campo, sem o juiz ver. Quando o brasileiro está voltando para a partida, o argentino do nada cai no chão e simula um suposto soco que levou. Resultado: Jogador palmeirense expulso sem ter feito absolutamente nada.

O goleiro Dida, do Milan e da SeleNike brasileira, deu ontem uma aula de interpretação digna de Actor's Studio. Com o Milan perdendo por 2 a 1 pro Celtic fora da casa, e tendo que dividir uma segunda posição vergonhosa com o já referido time escocês (num grupo em que o Shakhtar Donetsk está em primeiro!), eis que entra um torcedor escocês em campo correndo para comemorar o segundo gol do time. O cara teve a infelicidade de dar um tapinha no ombro de Dida, no melhor estilo "valeu pela falha", e sair em disparada.

Dida ficou puto com a provocação, é claro, e se armou para correr atrás do engraçadinho. Só que, quando estava a ponto de ensaiar um dos momentos mas hilários (e potencialmente perigosos) da história do futebol mundial, uma luz desceu direto no seu cérebro e estragou nosso barato. Caiu no chão simulando um suposto murro que levou e teve que sair de maca do campo. Agora a UEFA está analisando o caso para ver se anula o resultado do jogo e dá uma punição ao Celtic.

Lógico que punição mesmo merecia o Dida. Mas eu espero que a UEFA não seja tão sacana quanto ele...

Nenhum comentário: