20 de setembro de 2007

De Volta Aos "Bons" Tempos...

De um lado, nós temos Bento XVI e o retorno das missas em latim, o fim do diálogo com outras religiões, a maior intervenção da Igreja na vida política, o retorno do discurso oficial do "só depois de casar e só na base da tabelinha", bem como pastores ensandecidos no sul dos EUA usando o nome de Deus para justificar até um peido. Do outro lado, nós temos Osama bin Laden e outros extremistas islâmicos, com o retorno do discurso da expansão islâmica e morte aos infiéis, estabelecimento de um califado islâmico global, e agora, de acordo com este vídeo, retomada da Andaluzia.

Estamos voltando aos "bons" tempos. Os tempos das travessias do Estreito de Gibraltar (lembra? Gibr' al-Tariq). Da batalha de Poitiers. Do cerco a Constantinopla. Ao mesmo tempo, o tempo das Cruzadas, de todas as oito. De igrejas servindo de centro de alistamento. Do Papa abençoando escudos e espadas. Do estabelecimento do reino de Jerusalém e sua détente contra os árabes. Da guerra da Reconquista onde muita gente ia para a Espanha para os "mouros" guerrear.

Antes fosse o tempo de Avicenas e Averróis. De Santo Agostinho e São Tomás de Aquino. De Omar Khayan e de Dante Alighieri. Da descoberta da medicina moderna e do pensamento humanista que levou ao Renascimento. Da Bagdá magnífica e reluzente, que podia ser vista de longe no meio do deserto, do mesmo jeito que a Veneza de sonhos que cismou de surgir no meio do mar.

No final das contas, este, mais que um choque de civilizações, é um conflito para saber quem tem o obscurantismo mais assustador.

Nenhum comentário: