12 de setembro de 2007

Escapou Fedendo











Mas o cheirinho dela...

Pois é. Renan Calheiros escapou da cassação, ao menos em um dos processos pelo qual passava. Não vai ser agora que o membro de uma das 10 famílias que detêm 90% da riqueza do estado de Alagoas vai encontrar a devida justiça, embora na minha humilde opinião Renan está sendo o boi de sacrifício para dar um verniz de honestidade ao Congresso Nacional, em sua grande maioria já podre.

Em um processo conturbado, o saldo foi 40 votos contra a cassação, 35 a favor e 6 abstenções. Teve até briga de deputados com seguranças e alguns senadores para tentar ver a sessão na marra - e Fernando Gabeira protagonizou uma cena hilária com o senador Tião Viana, do PT-AC, já que o primeiro esmurrou o segundo por engano e depois deu um "beijinho pra sarar". Há quem diga que Tião Viana já merece ser chamado de mulher de malandro. Já quem provavelmente não achou muita graça foi Luciana Genro, que saiu com um corte feio na perna.

Mas verdade seja dita, acho que nunca na história dos processos levados a cabo naquele Congresso (e imagino que seja uma história capaz de ser contada em uma brochurazinha de 20 páginas) o cheiro de pizza demorou tanto pra sair. Até o último momento, a postura de empáfia de Renan ao dizer sistematicamente que ninguém o tiraria dali não passava de mise-en-scène, e ponto. Mas o dito cujo deveria saber de seus trunfos. E a pizza acabou saindo, pelo que eu percebi, uma calabresa acebolada e apimentada.

Melhor sorte (ou azar) nos próximos dois processos por quebra de decoro pelo qual ele vai responder. E, aos seis que se abstiveram, dizia Dante Alighieri que o inferno tem um lugar pronto para aqueles que, em momento de crise, não tomam partido.

Nenhum comentário: